segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A Tesoura da fama

A Tesoura da fama

Era uma vez um cabeleireiro chamado Miguel que, certo dia no século XVlll, decidiu abrir uma loja em Paris.
Com o tempo, foi ganhando fama até que a notícia chegou aos ouvidos do rei Eduardo l de França. Este gostou tanto da forma como o Miguel lhe cortava o cabelo, que decidiu torná-lo o cabeleireiro real. Mas com o passar do tempo, a tesoura que ele usava foi envelhecendo, ficando apenas um pedaço de metal ferrugento, sujo e feio.
Entretanto, o Miguel adoeceu e no leito da sua morte chamou a família. Decidiu dar ao seu filho, o Rui, a tesoura que em tempos lhe trouxera a fama por toda a França. O filho foi crescendo e decidiu tornar-se alfaiate, dando uso à tesoura que seu pai lhe dera. Depois de limpa e arranjada, a tesoura brilhava como o Sol e o Rui lançou-se ao trabalho. Passado algum tempo, já ele estava a criar os vestidos mais caros de França.
Já muitos anos depois, morreu o Rui, mas ao contrário do pai, não deu a tesoura a ninguém. Decidiu guardá-la, para depois alguém a encontrar e a usar para alcançar a fama como o seu pai e ele próprio.
Estava a chegar o seculo XXl, quando um pequeno menino chamado Eduardo brincava num parque e encontrou enterrada na terra uma tesoura, que parecia muito antiga pois já estava a cair aos pedaços. O menino decidiu entregá-la aos pais, que por sua vez a deram a um amigo que era colecionador de peças antigas.
O colecionador identificou na tesoura um símbolo da realeza francesa e investigou mais o caso. Veio a descobrir que esta já tinha pertencido ao cabeleireiro e alfaiate mais conhecidos da antiguidade. O colecionador foi então avisar os pais do Eduardo e falou-lhes acerca da tesoura. Acabaram por decidir irem juntos a um museu para oferecer a peça de coleção.
O Eduardo e a família ficaram famosos por terem descoberto este tesouro tão emblemático para um país reconhecido mundialmente pela moda. Ao que parece esta tesoura, ao longo dos tempos, só atraiu fama aos seus portadores.
 Eduardo Helena
7º ano

Orientação – Professora Silvina Guerra




Sem comentários:

Enviar um comentário