sábado, 23 de fevereiro de 2013

Colecionismo


Colecionismo - atividade regular promovida pelos professores Alice Fernandes e José Lopes.


O COLECIONISMO

Milhões de pessoas colecionam os mais diversos objetos em todo o mundo. O que as leva a isto? Numa primeira análise, colecionar poderia ser considerado apenas como uma forma de entretenimento, um simples " hobby ". Mas, uma análise mais atenta, logo demonstra tratar-se de uma atividade mais profunda e importante: o colecionismo, além da ideia básica de entretenimento, é uma arte e uma ciência e desenvolve a aprendizagem, sendo uma atividade cultural por excelência.

A história relata, em diversas etapas do desenvolvimento humano, uma série de pessoas, em diferentes locais, preocupadas em guardar, armazenar objetos, de modo a preservá-los. Se isto não tivesse ocorrido, não teríamos, hoje, o conhecimento que temos de nosso passado. Os grandes acervos, em todo o mundo, quer particulares, quer de museus, arquivos, etc., iniciaram-se, em sua maioria, por pequenas coleções particulares.

Apesar dos inegáveis atrativos que os modernos meios de entretenimento proporcionam às pessoas, com estas maravilhas eletrónicas que hoje existem (computadores, Internet, etc.), colecionar jamais será uma atividade extinta. Não se pode deixar de constatar o irresistível charme e o fascínio que o ato de colecionar exerce sobre as pessoas. A quase totalidade das pessoas já passou por uma experiência colecionista, por mais breve que tenha sido, e quase todos, mesmo não tendo prosseguido, tem uma palavra de atenção, de reconhecimento, de carinho, de saudade e mesmo de admiração pelo que fez algum dia.

O colecionismo é uma atividade salutar e recomendada, bem como pode ser praticada por qualquer idade, não sendo uma mera atividade recreativa infantil ou um passatempo a mais para a terceira idade. Todas as pessoas colecionam algo, mesmo que não percebam. Podem ser caixas de fósforo, chaveiros, sapatos, etc. Inadvertidamente ou não, sempre guardam objetos. Segundo os psiquiatras, colecionar é uma atividade absolutamente normal e proporciona uma higiene mental. Felizmente, é algo absolutamente normal. Podem ficar tranquilos, pois anormais são aqueles que não se interessam por nenhuma outra atividade, além de sua atividade quotidiana, às vezes nem mesmo por ela...


Sem comentários:

Enviar um comentário