A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO ENSINO/FORMAÇÃO DOS ALUNOS
A formação dos alunos deve ser integral, abrangendo o corpo e a mente de forma equilibrada, através do desenvolvimento de vários domínios (cognitivo, psicomotor e sócio afetivo) e explorando vários caminhos do saber.
Em todo este processo de aprendizagem, a arte é a área do saber que permite uma plena integração no individuo de todos os saberes, introduzindo de forma equilibrada ajustamentos entre o exterior e o seu mundo interior.
Há jovens que é na arte que encontram o seu sucesso educativo e onde promovem a sua autoestima. Há crianças que chegam à escola carregando imensos problemas familiares, e é através das suas concretizações artísticas que elas exteriorizam o seu mundo interior, feito de alegrias e frustrações, promovendo a sua autoestima e aprendendo a respeitar as experiências dos outros. Está mais que provado que a arte reduz a agressividade, que é uma almofada onde se esbate o confronto violento entre nós e a sociedade que nos rodeia. É através da arte (Educação Visual) que lentamente as crianças vão interiorizando o método de trabalho científico, útil em qualquer momento, sempre que o Homem tem que tomar decisões.
O principal objetivo da arte na formação das crianças e jovens não é criar artistas, mas sim indivíduos conscientes, capazes de exercer a cidadania com responsabilidade e sentido crítico, capazes de refletir seriamente sobre os problemas e serem sensíveis ao que os rodeia. Ser capaz de pensar, de criar, de inventar e de avaliar são tarefas essenciais a todo este processo.
Na escola, o aluno tem que ter um espaço que lhe permita estar isento de manipulações, onde possa ser ele próprio, onde se valorize a sua experiencia pessoal, e onde se facilite a partilha de experiências multiculturais. Esse caminho não pode ser moldado/sufocado, tem que ser seguro e feito de liberdade para que cada um se possa expor e revelar as suas inquietações, medos, desejos, angustias, sonhos, etc. É a arte que lhe permite despertar os seus sentimentos e moldar novas realidade/afetos com que é posto em contacto diariamente.
A formação dos alunos deve ser integral, abrangendo o corpo e a mente de forma equilibrada, através do desenvolvimento de vários domínios (cognitivo, psicomotor e sócio afetivo) e explorando vários caminhos do saber.
Em todo este processo de aprendizagem, a arte é a área do saber que permite uma plena integração no individuo de todos os saberes, introduzindo de forma equilibrada ajustamentos entre o exterior e o seu mundo interior.
Há jovens que é na arte que encontram o seu sucesso educativo e onde promovem a sua autoestima. Há crianças que chegam à escola carregando imensos problemas familiares, e é através das suas concretizações artísticas que elas exteriorizam o seu mundo interior, feito de alegrias e frustrações, promovendo a sua autoestima e aprendendo a respeitar as experiências dos outros. Está mais que provado que a arte reduz a agressividade, que é uma almofada onde se esbate o confronto violento entre nós e a sociedade que nos rodeia. É através da arte (Educação Visual) que lentamente as crianças vão interiorizando o método de trabalho científico, útil em qualquer momento, sempre que o Homem tem que tomar decisões.
O principal objetivo da arte na formação das crianças e jovens não é criar artistas, mas sim indivíduos conscientes, capazes de exercer a cidadania com responsabilidade e sentido crítico, capazes de refletir seriamente sobre os problemas e serem sensíveis ao que os rodeia. Ser capaz de pensar, de criar, de inventar e de avaliar são tarefas essenciais a todo este processo.
Na escola, o aluno tem que ter um espaço que lhe permita estar isento de manipulações, onde possa ser ele próprio, onde se valorize a sua experiencia pessoal, e onde se facilite a partilha de experiências multiculturais. Esse caminho não pode ser moldado/sufocado, tem que ser seguro e feito de liberdade para que cada um se possa expor e revelar as suas inquietações, medos, desejos, angustias, sonhos, etc. É a arte que lhe permite despertar os seus sentimentos e moldar novas realidade/afetos com que é posto em contacto diariamente.
Anabela Quelhas (prof de Artes Visuais)
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