sexta-feira, 6 de maio de 2016

CRISTINA CARVALHO

ATIVIDADE PROPORCIONADA PELO ESPAÇO MIGUEL TORGA




ENCONTRO COM A ESCRITORA CRISTINA CARVALHO
Entre duendes, delfos, tritões, sereias e fadas, Cristina Carvalho encontrou-se com os seus futuros leitores no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. Apresentou o seu mundo fantasioso que envolve essas figuras que habitam os mais secretos esconderijos da terra, do mar, do ar e do fogo. Mostrou as ilustrações de Pierre Pratt, facilitando aos alunos a entrada no seu mundo da escrita patente na obra “Lusco-Fusco”.  Partilhou uma das histórias com os presentes, lendo.
Homenageou quatro personalidades ligadas à ciência, Jacques-Yves Cousteau, Roald Amundsen, David Livingstove e David Attenborough, através do seu livro “Quatro cantos do mundo”.
Na parte final, alunos e professores tiveram oportunidade de fazer perguntas, algumas obtiveram respostas prontas e rápidas outras levaram-na a explicar a sua forma de trabalhar, o seu mundo de ficção, as rotinas da escrita, a arte de escrever, a dualidade entre “o sonho que comanda a vida” e a realidade, os animais que tem por perto de casa, os filhos que não são escritores, a sua escrita em forma de poema que não partilha e deu a receita para se ser um bom leitor: ler, ler e ler sempre muito até se conseguir fazer escolhas.
Cristina Carvalho tem um percurso criativo muito próprio, apesar da influência exercida pelos seus pais, Natália Nunes e Rómulo de Carvalho (António Gedeão). Possui uma vasta obra - 14 obras publicadas e 2 em vias de publicar – com alguns livros selecionados pelo Plano Nacional de Leitura.  
Para os alunos foi uma experiência muito rica, pois o diálogo foi informal e a escritora abriu novos horizontes relacionados com a escrita, plantando certamente nos alunos, muita vontade de ler o seu mundo fantasioso.
Registe-se um agradecimento ao Espaço Miguel Torga e ao professor João Sequeira, que nos proporcionou mais um encontro literário, no âmbito do Encontradouro.
AQ







Sem comentários:

Enviar um comentário