segunda-feira, 16 de novembro de 2015

DIA DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

Sessões de leitura gestual a realizar no dia 16 de novembro de 2015— 10h  ES Morgado de Mateus e EB7 I 15h BE Monsenhor Jerónimo Amaral.
Responsáveis pela atividade: Graça Dinis e Carmo Quinteira



MJA


Dia da Língua Gestual Portuguesa
Em 15 de novembro de 1997 o estado português, através da sua Constituição, comprometeu-se a respeitar a Língua Gestual Portuguesa como Língua materna da comunidade surda, considerando-a uma manifestação cultural e uma ferramenta de acesso à educação dos surdos.
O Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, como espaço inclusivo que é, orgulha-se de integrar alunos surdos, proporcionando-lhes oportunidades de sucesso escolar, facultando-lhes os meios necessários à sua formação, enquanto cidadãos de pleno direito.
Por isso, uma vez mais, em articulação com as bibliotecas escolares, no dia 16 de novembro foram dinamizadas diversas atividades na Escola Secundária Morgado de Mateus, na EB2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral, na EB Vila Real n.º 7 e na EB Abade de Mouçós com o intuito de assinalar o dia da Língua Gestual Portuguesa.
Movimentos variados das mãos, do corpo e das expressões faciais ocasionaram momentos únicos de partilha e aprendizagem. Terminámos, como não podia deixar de ser, em festa, interpretando, em LGP, a canção dos D.A.M.A. “Ela diz que não dá”.

Foram instantes solidários que permanecerão, certamente, na memória de todos.

 EB7

Sem comentários:

Enviar um comentário