quarta-feira, 26 de março de 2014

CONVERSAS DEPOIS DAS 6 - a leitura









As Conversas depois das 6 tiveram como tema A LEITURA e foram um insucesso. 
Os insucessos também são para partilhar.
Esta atividade que tem como objetvo aproximar os pais à escola e aos problema educativos dos seus filhos, iniciou-se com sucesso com a temática A TELEVISÂO, e seguiu-se com OS JOGOS e desta vez alargou-se o universo de convidados para todos os pais e professores do agrupamento, para conversarmos sobre A LEITURA.
Reservou-se o espaço do auditório, melhorou-se o acompanhamento do chá, a equipa preparou o tema, divulgou-se por email, no conselho pedagógico, aqui no blog e afinal só se apresentou uma encarregada de educação.
É lamentável, algo falhou. Prefiro pensar que falhamos nós ou que as bolachas das sessões anteriores não eram deliciosas.
As conversas realizaram-se mesmo assim e foram bem interessantes .  Fomos tão poucas (sempre no feminino) que até deu para memorizar os nomes: Clara a mãe, Carla Azevedo, Carmo Quinteira que se apresentou com um bolo mármore delicioso, Silvina, Maria Manuel e eu já uma colecionadora veterana de alguns insucessos nestes contextos.
Falou-se das histórias infantis e da violência que muitas encerram, mesmo aquelas que são tradicionais.
Analisou-se o capuchinho vermelho e a historia dos 7 cabritinhos, reflectiu-se sobre o contraste da violência do conteúdo com a sensação de proteção quando se vive uma família com pai e mãe. 
Tentou-se descobrir os motivos porque os jovens não gostam de ler, e analisaram-se as idades problemáticas,em que eles se afastam dos livros. 
Trocaram-se leituras, rimos com Os transparentes de Ondjaki, a Silvina fez um apontamento de humor sobre "rotundar" e finalmente conversou-se sobre romance histórico e eu fiquei de sugerir obras que me encantaram sobre a história, convertendo-me numa leitura também de romance histórico sem nunca ter gostado de história..
Aqui ficam as minhas sugestões para adultos: (AQ)

Várias obras de Juliette Benzoni:
"Fiora e Lourenço, o Magnífico"
"FIORA E CARLOS O TEMERÀRIO"
"A família" de Mário PuzoPapisa Joana de Donna W Cross

O Maçon de Viena de José Braga Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário