quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Dia Mundial da Alimentação

A alimentação é o fator que mais influencia a saúde e a duração da vida de uma pessoa. Como diz Emídio Peres “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens”. É bem verdade que na atualidade e no que toca à alimentação temos a considerar duas realidades opostas: a obesidade, associada aos países ricos e a subalimentação característica dos países subdesenvolvidos.

É cada vez mais importante que aprendamos a comer seguindo a roda dos alimentos e de acordo com as proporções indicadas. É bem verdade que “pela boca morre o peixe” e este pode morrer por excesso ou por carência alimentar. Não queiramos morrer por excesso até porque como diz o ditado “com bolos são enganados os tolos” e o “relógio é uma boa invenção para lembrar a hora da refeição”; acrescente-se que “não se vive para comer mas come-se para viver”.

Neste dia Mundial da Alimentação devemos procurar estabelecer o compromisso de conjugar esforços para que chegue o dia em que nenhum homem, mulher ou criança, se deite com fome ou com excesso de alimentos.

Os grandes objetivos deste dia passam por promover o exercício físico e hábitos alimentares correctos, criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação, desenvolver a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde, encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada, fazendo da alimentação um dos melhores investimentos quer familiar bem como governamental.

É também importante, neste dia, relembrar a importância de “comer à mesa” que conduz à  partilha, ao saber ouvir, emitir opiniões, enfim treina as competências  duma boa convivência social.


                                   A Equipa PES do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus.

Sem comentários:

Enviar um comentário