sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Clube de Leitura e Voluntariado: em marcha, uma ideia generosa!



O Clube de Leitura e Voluntariado tem como objetivo primordial alargar e diversificar as ações promotoras de leitura em contexto escolar e ainda noutros contextos sociais.
Entendemos que podemos e devemos alargar o projeto para fora dos muros da escola, articulando as atividades do Clube de Leitura, com atividades de voluntariado exercidas no contexto da comunidade.
Existem muitas ações que, ao serem desenvolvidas dentro do Clube de Leitura, podem ser inseridas em projetos de voluntariado educativo, depois de se ponderar e definir o público alvo.
O trabalho com este tipo projeto, além dos benefícios que traz à comunidade, promove a cultura do voluntariado, envolve os alunos e professores em debates político sociais, de cidadania, de entretenimento, consciencializando os jovens do seu papel e responsabilidade cívica, elemento essencial na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Na verdade, o projeto do Clube de Leitura articulado com atividades de voluntariado educativo pretende permitir à escola, como agente educativo, transformar a realidade local, desenvolvendo a consciência social e capacidade interventiva dos seus alunos.

Palavras de Filomena Teixeira
(promotora do projeto)

Algumas ações  a levar a cabo na comunidade, para além das realizadas na escola


· Palestra na ESMM, sobre o tema do Voluntariado, direitos e deveres.
· Concerto solidário.
· Campanha de troca de livros por produtos alimentares , a serem doados a famílias carenciadas.
· Leitura/animações para os idosos do lar de Stº António;
· Recolha de livros/filmes/brinquedos, para ofertar ao Serviço de Pediatria do CHTMAD Vila Real/outras instituições de apoio à criança;
· Dramatização de uma história infantil  para apresentar às crianças dos J. Infância oficiais/particulares/Unidade de educação especial do AED.Cão/APCVR.
· Celebrar o "Dia Mundial do Livro" com um flash mob em frente à Câmara Municipal de Vila Real.
· Subordinada ao tema do livro e do voluntariado, construir  uma história, através da criação de  um ebook digital, contando com a participação dos diversos estabelecimentos de ensino do agrupamento.

Mais informações aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário