quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O MUNDO COMEÇA AQUI

O encontro do professor Edgar Costa, antigo aluno e antigo estagiário na escola Morgado de Mateus, com alunos do ensino secundário e alguns docentes, que se realizou hoje de manhã, foi um encontro fantástico por variadíssimas razões. As muitas histórias e experiências que tem para contar, a grande capacidade de fazer submergir questões básicas e de simplificar respostas complexas, a sua situação (etária e de experiência de vida) no ponto certo de meio termo entre a proximidade e o afastamento do universo dos alunos, permitindo uma compreensão dos seus pensamentos, uma antecipação das suas inquietações, o confronto com uma realidade para ele já conhecida, uma boa dose de um humor simples, em que se expõe e com o qual ‘desarma’ qualquer auditório e um entusiasmo apaixonado na apresentação do sonho que nunca abandonou e que está a realizar, foram determinantes nesse sucesso.
O meu barómetro de interesse, que mede a atenção dos alunos e não se costuma enganar, diz-me o quanto apreciaram. Saber que um curso/diploma, as línguas estrangeiras, a disponibilidade e a vontade para aprender sempre, para nunca considerar vã a aprendizagem, o evitar ficar parado, o manter viva a atenção em meios competitivos e, muitas vezes, hostis, o apostar na informática – sobretudo na programação –, o ser capaz de fazer bem e ter brio em fazer bem, tudo apresentado com exemplos reais da sua vida e da de amigos, são de primordial importância, foram conselhos ouvidos com concentração e dos quais, estou certa, alguma coisa de bom ficará, constituindo um alargamento de perspetivas e um exemplo que pode ser muito útil para os nossos jovens, que foram, hoje, uma assistência exemplar.
O único senão foi o tempo, escasso, que já não permitiu a colocação de perguntas… Mas Edgar Costa prometeu responder a quem lhas quiser formular por escrito. Por isso, quem quiser, é só deixar ficar registo do que pretende na biblioteca da Morgado de Mateus, que nós nos encarregaremos de lhe encaminhar as vossas mensagens.
Obrigada, Edgar – e esposa – pela disponibilidade, pela partilha e pelo modo como ela foi orientada, mostrando que, realmente, o sonho de ser professor teve razão de ser e se concretizou também hoje, nestes 90 minutos de ‘lição de vida’!


Maria Manuel Carvalhais






Sem comentários:

Enviar um comentário