segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

COMEMORAÇÕES DOURO PATRIMÓNIO MUNDIAL

COMEMORAÇÕES DOURO PATRIMÓNIO MUNDIAL
                O Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus associou-se hoje, 14 de dezembro, às comemorações do Douro Património Mundial, deslocando vários alunos do 2º, 3º ciclos e secundário e as professoras Silvina Afonso, Antónia Gil e Anabela Quelhas, para o Espaço Miguel Torga (S. Martinho de Anta), para participarem na oficina de escrita criativa denominada “Mapas” orientada pelo Serviço Educativo do Museu do Douro.
            A atividade reforçou afetos em relação à escrita e aos lugares de Miguel Torga, despertando o sentido de orientação espacial ao longo da orografia do rio Douro, a observação e interpretação de fotografias da região duriense e enriqueceu o tato e o olfato em contacto com, o xisto, o sumagre e as urzes. Toda esta estratégia teve como objetivo, facilitar a criatividade da escrita sobre estes lugares classificados como património mundial.
            O registo de palavras e frases num mapa e depois num grande painel, foram o resultado final desta dinâmica participada e tão apreciada por todos.
            No final assistiram a uma encenação de Natal, Novos Contos da Montanha, realizada por um dos atores do grupo de teatro Peripécia, onde se evocou a matança do porco, a família, o Natal e Torga, o grande escritor do Douro, tendo como cenário diversas telas do artista plástico Carlos Terrés.
            Registamos um agradecimento dirigido ao Espaço Torga que mais uma vez nos proporcionou uma experiência cultural que certamente pontuou a vida dos nossos alunos.

AQ    















  





   
   


Sem comentários:

Enviar um comentário