segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A sala 1 da EB Douro visitou a BE

No âmbito do Projeto “Ler na BE”, a sala 1 da EB Douro visitou a BE para ouvir a história “A festa de anos”, da escritora Luísa Ducla Soares, contada pela Educadora Mali.
Depois da visita, o grupo de crianças, juntamente com a sua Educadora, Sandra Cardoso, recontaram a história e realizaram o registo gráfico da mesma.

As crianças mostraram interesse e empenho não só neste Projeto como também na visita à própria Biblioteca Escolar manifestando intenção de repetir.

A história:
A Festa de Anos
Era uma vez uma avestruz que fazia quatro anos, e resolveu convidar os seus amigos e preparar uma festa. Escreveu os convites em folhas de árvore e chamou a gatita Tita paras entregar os convites que foi aos saltos pelos telhados. Enquanto a avestruz Catrapuz foi ao campo apanhar um ramo de flores e fez um bolo com berlindes, parafusos e chaves e foi ao canavial cortar quatro canas e espetou-as direitinhas. Pôs feijão, sementes de girassol, e um alguidar com água do rio e sentou-se no ninho à espera dos convidados. O primeiro a chegar foi o cão Sultão, que lhe deu um osso e a avestruz disse:
- É um osso ótimo para meter medo aos malandros que me querem arrancar as penas.
Depois foi o rapaz Tomás que lhe deu um ovo de chocolate e disse:
- Dá-lhe uma dentada!
A avestruz disse:
- Eu não tenho dentes mas posso chocá-lo…
Chegou a gatita Tita que lhe deu um novelo de lã e a avestruz disse:
- Vou forrar o meu ninho!
Chegou depois a foca Pinoca que lhe deu umas barbatanas de borracha para ela nadar, mas a avestruz disse que não tomava banho, por isso ficavam para enxotar as moscas. Depois a avestruz disse aos amigos:
- Querem lanchar?
Eles olharam para o lanche mas só conseguiram beber a água fresca. O cão só pensava em bifes, o Tomás só pensava em gelados, e a foca e a gata só pensavam em peixe. Então a avestruz disse:
- Não querem comer, vamos para o baile – e pediu aos pássaros para cantarem…
O cão dançava com a gata, o rapaz com a foca e a avestruz dançava no meio dos pássaros. Quando anoiteceu cantaram os parabéns. Acabou a festa e a avestruz estava feliz e muito cansada, comeu sozinha o lanche e pôs-se a chocar o ovo de chocolate e passados uns dias, saiu de lá uma avestruz de chocolate…!

Sala1 Da EB/Douro
Educadora Sandra Cardoso







Sem comentários:

Enviar um comentário