segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FESTA DA BIBLIOTECA Tradição e inovação na celebração da festa das bibliotecas escolares


Como muitas outras coisas, a festa da biblioteca, com oferta de bolo e sumo, chegou-nos com a constituição do novo Agrupamento Morgado de Mateus, prática herdada, por bem sucedida, do anterior Agrupamento Jerónimo Amaral.
Até o ano passado, muito gentilmente, todos os bolos foram confecionados por uma equipa fantástica e experiente, constituída por alunos da Educação Especial sob orientação da professora Carmo Quinteira e com a ajuda da Assistente Adília Martins.
A dimensão do Agrupamento, no entanto, e a multiplicação de bibliotecas – que já são cinco! – levou a que, naturalmente, a árdua tarefa tivesse que ser partilhada. E assim se fez. Este ano, entraram em ação, também, os alunos do curso Técnico de Restauração – Cozinha/ Pastelaria da ES Morgado de Mateus, sob a orientação do Chefe Rui Coelho e das professoras Ana Olo e Graça Carvalho. E que bem se saíram! Parabéns!
A festa decorreu com o entusiasmo habitual. Com a simpatia que lhes é reconhecida, as assistentes Margarida Guedes e Paula Carvalho ofereciam a todos um miminho, em nome da biblioteca. Os bolos de maçã e de cenoura com cobertura de chocolate estavam uma delícia! Decorria a exposição audiovisual Biblioteca: conhecimento e imaginação e a exposição de retratos do EU, numa explosão de cor, música e criatividade, que alegravam o ambiente, pontuado de sorrisos nos rostos e em balões, de exclamações alegres de surpresa e de agrado pelo carinho que todos puseram no festejo: os que o prepararam previamente e os que lhe deram vida ao longo do dia 16 de outubro. Alguns escreviam frases sobre a biblioteca em papel de cenário e uns quantos  professores, nomeadamente Manuela Leal,  Dúmia Salgado e José Armando Ferreira, fotografavam ou filmavam.
A todos, obrigada!

De facto, com colaboradores assim, a biblioteca escolar fica super!

Sem comentários:

Enviar um comentário