Joan Miró visitará as crianças dos jardins de infãncia da EB nº 7 - atividade articulada com a exposição da bilioteca escolar.
O imaginário de Joan Miró e a ingenuidade das crianças, vão-se encontrar.
Início 3 de fevereiro de 2015
Apresentação - Anabela Quelhas
ATIVIDADE
Afinal quem foi Miro?
O imaginário de Joan Miró e a ingenuidade das crianças
encontraram-se na biblioteca escolar da escola EB nº 7 do Agrupamento de
Escolas Morgado de Mateus, no dia 3 de fevereiro de 2015.
Explicar o surrealismo de Joan Miró a crianças de 4 e 5
anos, parecia não ser tarefa fácil. Foi necessário realizar algum trabalho
preparatório, consultando outros projetos já desenvolvidos por esse mundo fora,
estudar com profundidade a essência da sua obra e depois criar uma estratégia
para comunicar com estas crianças, tão
frágeis, tão ingénuas, tão participativas, tão ativas e tão doces.
A apresentação do pintor foi realizada pela equipa da
biblioteca escolar – decoração do enquadramento do projetor, adaptação e
recriação de “Ojos e estrelas” de Flo Rubio, contar uma história e criação do
jogo do intruso.
Afinal a receção foi excelente e a interação foi fácil, pois
quando se quer muito uma coisa, consegue-se. Falou-se de Miró quando menino, falou-se
de Miró adulto, falou-se de Barcelona, falou-se de Paris e de Maiorca. Falou-se
do mundo mágico que se encontra em cada tela. Identificaram-se muitos
elementos, figuras próximas do mundo infantil, e falou-se da plenitude do
universo olhado de cima da Torre Eifell.
Os olhares dos pequenitos rapidamente mergulharam neste
mundo, e sentiram-se bem por lá. Caso houvesse duvidas, o jogo do intruso, com
que se concluiu esta apresentação, tiraram-nas de imediato. As crianças
entenderam perfeitamente a linguagem pictórica deste grande pintor, e
utilizaram com sucesso este jogo de identificação.
Este projeto teve inicio na exposição realizada em Novembro,
com o tema “Afinal quem foi Miró?” e terá continuidade na sala de aula dos
jardins de infância, orientadas pelas educadoras de infância, através da
exploração plástica e artística, facilitadora da exteriorização do mundo
interior de cada criança, naturalmente moldada ao tema, em que a liberdade será o limite.
AQ
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