terça-feira, 30 de setembro de 2014

PANÓIAS - santuário pagão - exposição


Panóias – santuário pagão

Exposição de artes plásticas inserida no projeto Serapíades do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus.

De 10 a 30 de Setembro de 2014 no santuário de Panóias.

O agrupamento de escolas Morgado de Mateus abre o ano letivo e oferece à comunidade mais uma exposição de artes plásticas sobre Panóias, resultante do trabalho desenvolvido no ano anterior, pelos alunos da docente Anabela Quelhas. O objetivo consta da intenção de dar mais visibilidade a este monumento nacional localizado na área de influência do agrupamento.

         “Panóias é um conjunto de penedos graníticos estrategicamente localizado numa colina, com vista para toda a envolvente e com uma perspetiva privilegiada para a serra do Marão. O santuário é constituído por um recinto onde se encontram três (entre outras) grandes rochas e onde foram talhadas várias cavidades, de diversos tamanhos, bem como escadas de acesso. Era o local de sacrifício de animais aos deuses e onde se realizaram rituais de purificação.

         Esta é uma realidade muito distante dos nossos alunos. Através da maquete foi possível ter uma ideia mais concreta do que se passava no século III dC.

         Observar, desenhar e recriar construiu uma familiaridade com este espaço descodificando alguns mistérios e essencialmente considerando o grande valor deste património, que é um testemunho da multiculturalidade, do respeito e da tolerância.

         Aprender a ler a História e preservar este testemunho através da criatividade foi uma experiência para repetir.”

Sem comentários:

Enviar um comentário